O espaço “Animação, hoje é sexta” é neste dia dedicado à animação, claro está, mas com filmes que tiveram por base para o seu argumento livros de Literatura Infantojuvenil e que são obras recomendadas no Plano Nacional de Leitura. Em ambos os casos, tanto livros como filmes absolutamente fantásticos.
O primeira filme de animação, Lost and Found, foi realizado por Philip Hunt e é baseado na mesma obra (Perdido e Achado) escrita/ilustrada por Oliver Jeffers. Esta animação conta a história de um menino que um dia encontrou um pinguim à sua porta. O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Decidiu então ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa. Assim começa a aventura mágica destes dois novos amigos que rumam ao Pólo Sul num pequenino barco a remos, enfrentando mares calmos e tumultuosos debaixo de um guarda-chuva. Este filme pode muito bem ser o complemento à leitura acompanhada do livro por pais e educadores do pré-escolar, nível para o qual está indicado no PNL.
Venceu 61 prémios em festivais em todo o mundo!
O segundo filme é The Lost Thing e foi realizada por Andrew Ruhemann e Shaun Tan, este último também autor do livro com o mesmo nome (Perdido, em Português). Esta animação narra a história de um jovem descobre uma criatura estranha enquanto andava a apanhar tampas de garrafa na praia. Ao aperceber-se de que está perdida, o rapaz tenta procurar o dono ou o local a que pertence essa criatura, mas é confrontado com a indiferença de todos, que quase nem dão pela sua presença.
A não perder, vencedor do Oscar para a melhor curta metragem de animação no ano de 2010 e excelente para os professores, para além da leitura do livro recomendado no PNL fazerem também a abordagem do mesmo noutras linguagens.